CHAMA NO WHATS

Tantra - Definição

A palavra TANTRA vem do sânscrito, idioma antiquíssimo que foi o berço das escrituras. É composta da fusão de duas palavras TANOTI e TRAYATI, a primeira significa "expandir" e a outra "liberar". Implicando em expandir e liberar a consciência, o espírito e a energia potencial física, mental/emocional e espiritual do ser humano. TANTRA enfoca o ser humano e sua evolução, o aprimoramento da qualidade de vida e a expressão progressiva e sistemática de todos os aspectos da personalidade.

Sua origem geográfica é totalmente desconhecida, Tantra já formou as bases de inúmeras civilizações no passado e foram as que nos deixaram vestígios mais marcantes em termos de aprimoramentos da pessoa humana. O vasto compêndio dos conhecimentos tântricos abriga ensinamentos, técnicas, métodos, práticas, eventos, rituais, mitologia, símbolos, códigos, textos, artes, etc. A yoga que se conhece hoje é uma pequena parte deste conteúdo, em contraste com as yogas do passado que eram védicas e não tântricas. Na verdade quem pratica yoga pratica TANTRA. Portanto não existe TANTRA YOGA, existe TANTRA! Conhecimentos Tântricos afloraram de forma sistemática de nove mil anos para cá em diversas partes do mundo e quando são autênticos possuem um elo em comum e uma continuidade de uma cultura para outra por se tratar de algo que lida com os valores universais da humanidade, tais como saúde, autoconhecimento, paz interior, sabedoria e outros. Há vestígios de Tantra nas culturas pré-colombianas, egípcias, europeia, africanas, australianas, atlântida e principalmente asiática. Os vestígios do conhecimento tântrico em todas as culturas são muito fragmentados e apenas em alguns poucos locais do mundo, como em alguns lugares da Ásia, em destaque a Índia, podemos encontrar o Tantra de uma maneira mais linear, útil e prático.

Tantra, ou KULAMARGA, como também é chamado (caminho da família), na prática se define por tudo aquilo que possui a figura humana como base de atividade. A construção, manutenção e transformação do universo inteiro e todas as suas dimensões a partir do elemento humano é TANTRA! Só há um ser que transforma a natureza destrutiva e desagregativa do homem em natureza construtiva e agregativa, este é o praticante de Tantra ou de KULA e começa por fazê-lo em si próprio!

Inúmeras religiões tradicionais abrigam técnicas do Tantra para seus propósitos espirituais, tais como o hinduísmo, o budismo, o jainismo e outras. O fator que vem tendo destaque na busca e popularização de Tantra no mundo ocidental moderno e com assombrosa velocidade é o fato que em Tantra encontramos o conhecimento e meios para se evoluir de maneira física, mental/emocional e espiritual fazendo uso do sexo, este desconhecido do ser humano moderno! Sabe-se como efetuar a procriação, obter-se prazer com o sexo, mas evoluir, curar, crescer, unir corpo ao corpo, mente à mente e espírito ao espírito (ou expressar sua unidade), é uma novidade sofisticada e uma iguaria rara para ocidentais modernos. Tantra possui técnicas de educação e terapias sexuais que não se encontram em nenhuma outra fonte e as que possuem isto derivaram seus conhecimentos do milenar veio tântrico ou KULIKA. A sublimação da energia sexual, sua transformação em força mística e espiritual e o uso para a construção, reconstrução, manutenção e transformação do universo manifesto é possível com o devido conhecimento de Tantra. O uso prático e sofisticado da energia sexual, energia esta que é responsável pelo advento da vida é também a mãe do auto conhecimento aprofundado.